É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO,
COM RAQUEL LIMA
Mapeamento de Anomalias de
Temperatura
1850 a 2022
Trata-se de um vídeo que é uma compilação de mapas de anomalias de temperatura, desde 1850 até 2022.
Os dados utilizados para a geração dos mapas são do HadCRUT 5.0, que é uma matriz de dados globais de anomalias de temperatura (temperatura do ar “menos” média das temperaturas observadas de 1961 a 1990, e vêm de uma colaboração entre o Met Office Hadley Centre e a Climatic Research Unit at the University of East Anglia.
Os mapas foram gerados por Edward Hawkins (@ed_hawkins), que é climatologista, professor na Universidade de Reading (Inglaterra) e pesquisador no Centro Nacional de Ciências Atmosféricas do Reino Unido. Além da geração dos mapas de mudança de temperatura, criou a “Espiral do Clima” e as “Listras de Aquecimento”, que são formas gráficas de representação das mudanças climáticas.
Nos mapas exibidos, as áreas em azul indicam temperaturas médias anuais mais frias que a normal climatológica de temperatura e as áreas em laranja indicam temperaturas médias anuais mais quentes que a normal climatológica de temperatura; quanto mais escura a tonalidade (azul ou laranja), maior a diferença entre as temperaturas médias anuais e a normal climatológica de temperatura.
As áreas em branco não tem dados significativos (menos de 6 meses de dados observados, gerando médias anuais inconsistentes).
Clique no ícone para assistir.