top of page

Previsão de Temperatura Para os Meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2024

Por Raquel Lima

Este texto é uma análise dos mapas de previsão de temperatura e de anomalias previstas de temperatura gerados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. Os mapas foram gerados no mês de setembro de 2024, e o Instituto realiza estas previsões mensalmente.

 

Foram analisadas as previsões para o trimestre, e para cada mês separadamente; desta forma, temos a característica geral da temperatura e suas anomalias previstas para este trimestre de 2024 e como elas se comportam ao longo desses meses.

 

É importante lembrar que o que chamamos de “anomalias” são a diferença entre o valor da variável e o valor médio histórico desta variável; assim, as anomalias de temperatura aqui apresentados são os valores previstos subtraídos da normal climatológica. Anomalias positivas indicam temperaturas previstas acima da média, enquanto anomalias negativas indicam temperaturas previstas menores que a média.

 

Normais climatológicas, conforme definição da OMM (Organização meteorológica Mundial, órgão vinculado à ONU – Organização das Nações Unidas) são “valores médios calculados para um período relativamente longo e uniforme, compreendendo no mínimo três décadas consecutivas”.

 

Os mapas utilizados nesta análise foram gerados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no mês de agosto de 2024, e são acessíveis no site da instituição (https://portal.inmet.gov.br/).

 

Trimestre Outubro, Novembro e Dezembro de 2024

 

Observando o mapa de distribuição de temperaturas médias previstas para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024, identificamos que para o período, as temperaturas tendem a ficar entre 15 °C e 32,5 °C.

 

As regiões de menor temperatura média prevista (entre 15 °C e 17,5 °C) são regiões montanhosas (serra catarinense e Serra da Mantiqueira), enquanto as regiões com maior temperatura média prevista (entre 30 °C e 32,5 °C) estão situadas no interior do Nordeste.

 

A maior parte da região Sul tem previsão de temperaturas médias entre 15 °C e 22,5 °C, enquanto a maior parte das regiões Norte e Nordeste têm previsão de 22,5 °C e 32,5 °C. As regiões Centro-Oeste e Sudeste têm previsão de 22,5 °C a 27,5 °C de temperatura média na maior parte de seus territórios.

 

Analisando o mapa de anomalias de temperatura prevista para os trimestre outubro/novembro/dezembro de 2024, observamos que praticamente todo o Brasil tem previsão de anomalias positivas de temperatura, com maiores anomalias entre 1 °C e 1,5 °C no oeste do estado do Tocantins, sudeste do estado do Pará, norte do estado do Mato Grosso, oeste do estado do Maranhão, centro do estado do Mato Grosso do Sul e centro do estado do Piauí.

Prev_Temp_OND.png
Prev_Temp_Anom_OND.png

Mapas de distribuição de temperatura prevista e anomalia de temperatura prevista concebidos em setembro, para o trimestre outubro/novembro/dezembro de 2024.

​​​

Áreas de neutralidade (anomalias positivas ou negativas próximas de 0 °C) são observadas na fronteira sul do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, sudeste e norte do Amazonas, centro-oeste do estado do Rio de Janeiro e em praticamente todo o estado do Espírito Santo.

 

Pequenas áreas do país têm previsão de anomalias negativas entre -0,2 °C e -0,4 °C, ou seja, temperaturas previstas ligeiramente abaixo da média; são elas o litoral de Santa Catarina, o extremo sul do Paraná, a fronteira sul dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, litoral do rio de Janeiro (na região de Cabo Frio) e litoral sul de Pernambuco.

 

Outubro de 2024

 

De acordo com o mapa de distribuição de temperatura média prevista para o mês de outubro de 2024, há previsão de temperaturas entre 25 °C e 30 °C na maior parte do país.

 

Observamos que a região Sul tem previsão de temperaturas médias entre 12,5 °C e 22,5 °C, com o mínimo previsto entre 12,5 °C e 15 °C na região das serras gaúcha e catarinense. Na região sudeste, as temperaturas médias tendem a variar entre 17,5 °C (em regiões altas, como a serra da Mantiqueira, por exemplo) e 30 °C no noroeste do estado de Minas Gerais.

​​​

Prev_Temp_OUT.png
Prev_Temp_Anom_OUT.png

Mapas de distribuição de temperatura prevista e anomalia de temperatura prevista concebidos em setembro, para o mês de outubro de 2024.

Na região Centro-Oeste, as temperaturas médias previstas variam entre 20 °C e 30 °C, sendo as temperaturas médias mais baixas previstas no extremo sul do Mato Grosso do Sul, entre 20 °C e 22,5 °C, e a maior parte da região com temperaturas médias previstas entre 25 °C e 27,5 °C.

 

Na região Norte, as temperaturas médias estão previstas entre 25 °C e 32,5 °C, sendo que a maior parte do território tende a ter temperaturas médias entre 27,5 °C e 30 °C, e as temperaturas médias mais elevadas, entre 30 °C e 32,5 °C, devem ocorrer no nordeste de Roraima e numa pequena porção no leste do Pará.

 

Na região Nordeste, as temperaturas médias tendem a variar entre 20 °C e 35 °C, com as menores médias (entre 20 °C e 22,5 °C) no interior da Bahia, de Pernambuco e próximo a Fortaleza-CE, e as temperaturas médias mais elevadas, entre 32,5 °C e 35 °C, estão previstas ocorrer no interior do estado do Piauí.

 

Observando o mapa de previsão de anomalias de temperatura, percebemos que a maior parte do país tem perspectivas de temperaturas mais que 0,6 °C acima da média, havendo regiões com temperatura mais que 2 °C acima da média. A exceção é a região Sul, que em boa parte de seu território tem previsão de normalidade ou anomalia negativa de temperatura de até -1,5 °C.

 

Novembro de 2024

 

No mapa de temperaturas médias previstas para o mês de novembro de 2024, observamos que as temperaturas médias devem ocorrer entre 15 °C e 32,5 °C.

 

Nas regiões Sul e Sudeste as temperaturas médias são previstas entre 15 °C e 27,5 °C. As menores temperaturas médias são previstas ocorrer em regiões altas, como a Serra da Mantiqueira (na fronteira entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), por exemplo, e no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Prev_Temp_NOV.png
Prev_Temp_Anom_NOV.png

Mapas de distribuição de temperatura prevista e anomalia de temperatura prevista concebidos em setembro, para o mês de novembro de 2024.

​​​

Na região Centro-Oeste, as temperaturas médias são previstas entre 20 °C e 30 °C. A maior parte da região tem previsão de médias entre 25 °C e 27,5 °C. As médias mais baixas, entre 20 °C e 22,5 °C, são previstas ocorrer em uma pequena área do Distrito Federal e as mais altas, entre 27,5 °C e 30 °C estão previstas para o oeste do Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso.

 

Na região Norte, as temperaturas médias são previstas entre 25 °C e 30 °C; a porção sul da região com temperaturas médias previstas entre 25 °C e 27,5 °C e a porção norte, com previsão de 27,5 °C e 30 °C.

 

Na região Nordeste, a previsão de temperaturas médias varia entre 20 °C e 32,5 °C, sendo as temperaturas médias mais baixas (entre 20 °C e 22,5 °C) previstas para o interior da Bahia e próximo à capital do Ceará, e as mais altas (entre 30 °C e 32,5 °C) previstas para o interior do Piauí e leste do Maranhão.

 

No mapa de previsão de anomalias de temperatura para novembro de 2024, observamos a maior parte do país com anomalias positivas, indicando temperaturas mais elevadas que a média.

 

Na região Norte, há previsão de anomalias de até -0,6 °C no norte do Amazonas, e de até -0,4 °C no norte do Amapá; porém, a maior parte da região tem previsão de anomalias positivas maiores que 0,6 °C, e áreas como o oeste do Amazonas, o sudoeste de Roraima, o interior do Pará e o oeste do Tocantins têm previsão de anomalias maiores que 1 °C.

 

Na região Centro-Oeste, as anomalias previstas variam entre -0,4 °C e 2 °C, com a maior parte do território com anomalias maiores que 0,4 °C. As menores anomalias estão previstas para o norte de Goiás, entre -0,4 °C e -0,2 °C, enquanto as maiores, entre 1,5 °C e 2 °C, está prevista para o norte do Mato Grosso.

 

Na região Nordeste, enquanto a Bahia tem previsão de anomalias de temperatura média variando entre -0,6 °C e 1,5 °C, no restante da região nordeste esta variação está entre -0,4 °C no extremo norte de Alagoas e 2 °C no interior do Maranhão.

 

Na região Sul, as anomalias de temperatura média estão previstas entre -0,2 °C e 1,5 °C, sendo o interior do Paraná, o oeste do Rio Grande do Sul e a região da serra gaúcha as áreas de maior anomalia positiva, entre 1 °C e 1,5 °C, enquanto o extremo leste do Rio Grande do Sul, o centro-leste de Santa Catarina e os extremos oeste e leste do Paraná têm as menores anomalias previstas, entre -0,2 °C e 2,0 °C, representando áreas de normalidade.

 

Enquanto a maior parte da região Sudeste tem previsão de normalidade (anomalias entre -0,2 °C e 0,2 °C no centro-leste de Minas Gerais, centro do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de São Paulo), observamos a maior parte do estado de São Paulo (porção centro-oeste do estado) com anomalias positivas de temperatura média (até 1,5 °C mais quente que a média) e a maior parte do Rio de Janeiro com anomalias negativas (até 1,5 °C mais frio que a média).

 

Dezembro de 2024

 

Conforme o mapa de distribuição de temperatura média prevista para o mês de dezembro de 2024, as temperaturas médias devem ocorrer entre 17,5 °C e 32,5 °C.

 

Na região Norte as temperaturas médias são previstas entre 22,5 °C e 30 °C, sendo as temperaturas médias mais baixas, entre 22,5 °C e 27,5 °C, previstas para as porções sul e oeste da região e as mais altas, entre 27,5 °C e 30 °C, previstas para a porção nordeste desta região.

Na região Centro-Oeste a previsão é de temperaturas entre 20 °C e 30 °C. A maior parte da região tem previsão de temperaturas médias entre 25 °C e 27,5 °C. O oeste do Distrito Federal e parte central de Goiás têm previsão de temperaturas médias entre 20 °C e 22,5 °C, o sudoeste do Mato Grosso e o oeste do Mato Grosso do Sul têm previsões entre 27,5 °C e 30 °C.

 

Na região Nordeste as temperaturas médias tendem a variar entre 20 °C e 32,5 C, sendo as regiões com menores médias previstas (entre 20 °C e 22,5 °C) no interior da Bahia e arredores de Fortaleza-CE, e as médias mais altas (entre 30°C e 32,5 °C) no interior do Piauí, interior do Ceará e noroeste de Sergipe.

 

A região Sudeste tem previsão de temperaturas médias entre 15 °C e 27,5 °C, sendo as regiões de temperaturas médias mais altas previstas (entre 25 °C e 27,5 °C) o norte de Minas Gerais, oeste e centro de São Paulo e a quase totalidade dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As temperaturas médias mais baixas, entre 15 °C e 17,5 °C, estão previstas ocorrer na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

 

Na região Sul, as temperaturas médias têm previsão de variar entre 15 °C e 27,5 °C. A porção central da região tem previsão de temperaturas médias entre 20 °C e 22,5 °C; as médias mais baixas (entre 15 °C e 17,5 °C) tendem a ocorrer na serra catarinense e as médias mais altas (entre 25 °C e 27,5 °C), no limite oeste da região.

​​

Prev_Temp_DEZ.png
Prev_Temp_Anom_DEZ.png

Mapas de distribuição de temperatura prevista e anomalia de temperatura prevista concebidos em setembro, para o mês de dezembro de 2024.

​​

No mapa de anomalias de temperaturas previstas para o mês de dezembro de 2024 observamos a quase totalidade do país com previsão de temperaturas mais altas que a média. Os valores das anomalias variam entre -1 °C e 2 °C, sendo que a maior parte do território tem previsão de anomalias maiores que 0,6 °C (ou seja, na maior parte do país as temperaturas previstas são 0,6 °C ou mais acima da média).

 

A maior parte das regiões nordeste e sudeste tem previsão de temperaturas entre 0,6 °C e 1 °C acima da média; as anomalias de temperatura podem chegar a -0,6 °C no centro-sul do Piauí, sudoeste do Rio Grande do Norte, norte de Minas Gerais e litoral sul de São Paulo, e tendem a chegar a 2 °C no sul do Piauí e na divisa sul de Minas Gerais e São Paulo.

 

Na região Centro-Oeste as anomalias de temperatura prevista tendem a ficar entre -0,2 °C e acima de 2 °C. No estado do Mato Grosso as anomalias variam de -0,2 °C no noroeste e no centro-norte do estado; a maior parte do Mato Grosso do Sul tem anomalias previstas entre 1 °C e 1,5 °C, com anomalias acima de 2 °C no leste do estado, e a maior parte do estado de Goiás e do Distrito Federal têm anomalias previstas entre 0,6 °C e 1 °C.

 

As regiões Norte e Sul do Brasil têm anomalias de temperaturas previstas entre -1 °C e 2 °C. O norte do Amazonas e o nordeste de Santa Catarina têm previsão de anomalias de até -1 °C, e o oeste do Paraná, o sudeste do Amazonas e a divisa norte dos estados do Amazonas e Pará têm previsão de temperaturas até 0,4 °C abaixo da média. O sudeste do Pará e o norte do Paraná têm previsão de temperaturas até 2 °C acima da média e a maior parte do estado de Roraima tem previsão de normalidade (anomalias de temperatura entre -0,2 °C e 0,2 °C).

 

Conclusão

 

As previsões realizadas em setembro de 2024 para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024 indicam temperaturas elevadas e razoavelmente acima da média na maior parte do país.

 

Observamos que, ao longo dos três meses analisados, as anomalias de temperatura na região Sul aumentam, especialmente entre os meses de outubro e novembro, passando de previsões de anomalias negativas de temperatura para anomalias positivas, enquanto na maior parte do restante do país a anomalia máxima de temperatura passa de superior a 2 °C em outubro para entre 1,5 °C e 2 °C em dezembro.

 

Agradeço ao INMET pela disponibilização dos mapas e gráficos utilizados nesta análise.

bottom of page